Quadros de comando e Retrofit

Quadros de comando

Segundo a NBR 5410, a frequência de manutenção de painéis elétricos deve adaptar-se às particularidades da instalação, considerando sua multiplicidade e interferências externas do local.
A manutenção de painéis elétricos e de comando garante que todos os equipamentos elétricos e eletrônicos ligados à rede funcionem conforme os requisitos operacionais projetados.

Tipos de Manutenção

Manutenção preventiva:
Dentre as principais etapas da manutenção preventiva de painéis elétricos, podemos citar:
  • Reaperto;
  • Auditoria de conexões;
  • Limpeza;
  • Organização;
  • Verificação de temperatura;
  • Medições de cargas elétricas.
Manutenção preditiva:

A manutenção preditiva é muito aplicada em fábricas, justamente pelo fato de monitorar a atividade de maquinários e, como resultado, compreender o seu comportamento ao longo do tempo.
Os técnicos que realizam a manutenção preditiva conseguem prever, por softwares complexos, o momento de realizar a manutenção elétrica.
Esse tipo de manutenção tem grande relevância na indústria por aumentar a vida útil de máquinas e equipamentos, além de melhorar a eficiência elétrica dos setores antes de haver qualquer problema elétrico, principalmente, curto-circuitos.

Manutenção Corretiva:

A manutenção elétrica corretiva é a mais conhecida e aplicada nas empresas, apesar de ser a menos eficiente. Geralmente está associada a manutenção de um sistema que apresenta falha ou já não está operacional.
A principal desvantagem de aplicação de manutenções corretivas é a paralisação de processos para atender essa demanda.
O ideal é evitar este tipo de situação, pois, no pior dos casos, pode colocar em risco algum colaborador devido a um mau funcionamento de um componente elétrico. Por tanto, evite este tipo de situação mantendo a preventiva e preditiva em dia!

O que é retrofit (ou retrofitting)?

O investimento em equipamentos tem um custo muito elevado, mas muitas vezes é necessária a adequação das máquinas a alguma norma, por segurança, economia de recursos, agilidade etc. O que fazer quando se faz necessária a troca de uma máquina ultrapassada, mas não se pode investir em uma nova? Aí que entra o retrofitting!

×